top of page

DICAS

Para escolher a cor certa para teu projeto

20210408_144759.jpg

Para escolher uma cor para um projeto de decoração ou moda, é muito bom ter estas informações em mente: 

1. tingimento natural pode ser sensível à luz e pode desbotar, manchar ou alterar a cor. Não recomendamos tingimento natural para cortinas de janelas e portas que batem sol ou lugares bem iluminados pela luz solar, cadeiras de jardim ou piscina, peças que ficam expostas ao ar livre e outros exemplos similares. 

Você pode usar o tingimento natural em janelas e portas quando elas são escuras, janelas que dão para área interna do prédio e lugares de pouca iluminação, portas e janelas que abrem para um quintal bem sombreado. Também é ótimo para divisória de ambientes.

Cores com catuaba, româ, chá-preto, barbatimão, jurema, erva-mate em sua formulação, é uma boa escolha de cores para janelas e portas de lugares sombreados.

Índigo não é indicado para fazer cortinas. Primeiro porque ele é sensível à luz, depois porque ele também é bem sensível ao ozônio, presente na atmosfera em dias de inversão térmica. 

2. A maioria dos tingimentos naturais alteram a cor na presença de ácidos e álkalis e podem manchar, permanentemente.

Suco de limão, suco de laranja, vinagre e bicarbonato são os maiores vilões.

Então, não recomendamos tingimento natural para guardanapos de uso prático na cozinha, avental para cozinhar e outros tecidos de vida prática na cozinha. Ao menos que você não se importe de ter leves imperfeições em seus tecidos.

Para a cozinha a melhor opção sempre é índigo. O índigo é um tingimento estável, que não desbota nem com ácidos em com álkalis, e pode ser usado em qualquer tecido de cozinha, sem se preocupar com manchas.

Também recomendamos índigo para toalhas de mesa, jogos americanos, guardanapos de mesa, enfim.

Para guardanapos de mesa, além de índigo, que é excelente e de fácil manutenção, cores com taninos em sua composição, como barbatimão, jurema, romã, catuaba, são recomendados.

Tingimento natural fica lindo em capas de almofadas e travesseiro, lençol, rede, capa para cadeiras,  espreguiçadeiras, capa de edredon e sofá. 

Para capas que lavam muito, preferir tingir de índigo natural ou com cores de tons ferrosos, como em nossa cartela de "Neutros Escuros". Nossa Cartela 1, também tem boas opções de cores, principalmente as feitas com barbatimão, jurema, romã e catuaba.

20210507_125454_edited.png
bottom of page